Haja saúde: prisão de ventre

1. Uma boa opção para quem sofre de intestino preso é beber um copo de água morna com algumas gotas de limão em jejum, porque isso ajuda no reflexo do esvaziamento intestinal.

Ler mais....

«A água e os poetas»: Cândido Guerreiro, poeta algarvio

Francisco Xavier Cândido Guerreiro nasceu na freguesia de Alte em 1871 e faleceu em Faro em 1954. Formou-se em direito pela Universidade de Coimbra. Escreveu vários livros em verso como «Rosas desfolhadas», «Pétalas» , «Avé-Maria», «Sonetos», «Eros», «Balada» e outros. Prestamos-lhe homenagem publicando aqui um dos seus sonetos:

Ler mais....

«Patrimónios»: Joaquim Inácio, um combatente do Turcifal na 1ª Grande Guerra

A “estrada velha” – como ainda é chamada a antiga estrada militar – era um troço de terra batida, um caminho em linha recta que ligava o centro do Turcifal ao Capa Rosa. Conforme consulta no arquivo da Câmara Municipal, só no ano de 1932 foi alcatroado o traçado ainda hoje feito de curvas e contracurvas que nos leva ao coração da vila.

Ler mais....

«Vedrografias»: a “Batalhôa” de 9 de Fevereiro de 1868

Na sua conhecida monografia, Júlio Vieira refere a rebelião popular de 9 de Fevereiro de 1868, que ficou popularmente conhecida por “batalhôa” ou “queima dos papéis”. Provavelmente baseado na memória oral, recolhida entre os torrienses que à data da publicação daquela obra em 1926, ainda tinham memória daquele acontecimento, aquele autor faz uma descrição bastante pormenorizada da revolta, donde respigamos algumas passagens.

Ler mais....

Assédio sexual: sofrer em silêncio não é solução

O assédio sexual consiste em comportamentos de sedução ou coação que criam na vítima uma sensação intimidante, humilhante ou ofensiva. Pode ser posto em prática através de convites inapropriados de cariz sexual, promessas de futuras recompensas em troca de favores sexuais, insinuações, ameaças veladas ou mesmo avanços sexuais explícitos.

Ler mais....

«Conversas da Memória»: alimentação na demência, o que muda?

No passado dia 20 de janeiro decorreu mais uma sessão das «Conversas da Memória», desta vez subordinada ao tema “Alimentação na demência: o que muda?”. A alimentação de pessoas com demência deve respeitar os mesmos princípios de uma alimentação saudável, deve ser variada (consumir um pouco de todos grupos da Roda dos Alimentos) e equilibrada (consumir esses alimentos nas quantidades adequadas).

Ler mais....

«Patrimónios»: Daniel Alexandre, um combatente de Matacães na 1ª Grande Guerra

Antes do 25 de Abril era de terra o caminho que levava à casa de Daniel Alexandre, mesmo lá no cimo, onde ainda mora a filha Eugénia da Conceição (nascida a 12 de Julho de 1936), uma espécie de miradouro dominado por um frondoso pinheiro manso, donde se avista Matacães com seu casario alvacento, deslizando pela encosta. Hoje, quem lá for encontra tudo alcatroado.

Ler mais....

Haja saúde: tratar as úlceras

As úlceras gástricas ou duodenais são um tipo de lesão que requer todo o cuidado. A doença pode-se manifestar por diferentes causas e os seus sintomas diferem em função da área em que se desenvolve e a idade da pessoa que a apresenta.

Ler mais....

Haja saúde: prevenir o enfarte

O enfarte do miocárdio provoca uma falta de oxigénio necessário para o funcionamento do coração, produzindo uma dor no coração e em poucos minutos as fibras começam a morrer, alterando o músculo cardíaco. Trata-se de uma situação que precisa de atendimento rápido para aumentar as chances de sobrevivência. Há alguns produtos naturais que previnem o enfarte, a saber:

Ler mais....

Haja saúde: tártaro dos dentes

Uma pessoa deve manter uma higiene contínua dos dentes, sempre pós as refeições. No entanto, com o tempo há sempre a possibilidade de se formar uma camada de tártaro entre as gengivas e os dentes. Para o retirar pode recorrer a um especialista ou usar estes produtos:

Ler mais....

Haja saúde: tratar a diarreia

Normalmente, este problema é passageiro. O maior risco é a desidratação, que pode ser evitada através do consumo abundante de água. Apenas em alguns casos mais graves é necessário procurar um médico rapidamente para exames e investigação das causas: febre, diarreia por mais de três dias, fortes dores abdominais ou retais, fezes com sangue ou negras.

Ler mais....

Haja saúde: o sistema circulatório

A circulação sanguínea é responsável por transportar o oxigénio e os nutrientes a todas as células do nosso corpo. Ter alguma dificuldade ou obstrução no sistema circulatório pode levar ao desenvolvimento de uma série de transtornos que prejudicam a qualidade de vida quando não são controlados a tempo.

Ler mais....

FacebookYoutubePicasa

Visitantes

mod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcounter
124
6234
21829
8
0
8

Acesso Assinantes