Haja saúde: combater a depressão

A depressão é um dos transtornos que mais afeta as pessoas na atualidade e está relacionado com emoções como a tristeza, a falta de interesse por muitas coisas da vida e até o desejo de desaparecer. Há vários produtos naturais que ajudam a tratar essa doença. Por exemplo:

Ler mais....

O apelido Joaquim em Aldeia Grande

Joaquim era o nome do pai da Virgem Maria e vem do hebraico jehoiakim, que quer dizer elevado por Deus. É um comum nome próprio, que nalgumas famílias passou a apelido. Foi o que aconteceu na Aldeia Grande, onde teve grande expansão e que a seguir se desenvolve.

Ler mais....

Raul Gomes d’Abreu, um combatente do Casal do Sol na 1ª Grande Guerra

As informações disponíveis sobre os combatentes da Grande Guerra são escassas, são mesmo escassíssimas. Sobretudo por falta de documentos históricos, tais como objetos, roupas, cartas, livros, fotos. E outros. É verdade que, por vezes, ainda se encontra a foto ou o postal onde vêm cifrados lamentos, notícias ou arroubos amorosos. Porém, o que torna mais sensível a presença desses combatentes, junto de quem lê, são os relatos orais de familiares que permitem evocá-los, tornando possível ter do passado uma reminiscência ou um símbolo material.

Ler mais....

O padre Cristóvão Ferreira, SJ: missionário no Japão

O padre jesuíta Cristóvão Ferreira foi um dos muitos missionários que, na esteira de São Francisco Xavier, rumaram ao Japão a fim de evangelizarem aquele país. Sendo de início aceites, o número de católicos japoneses atingiu cerca de 300.000, foram posteriormente, em virtude de mudanças políticas, vítimas de perseguições, martírios e por fim expulsos. Cristóvão foi dos que passaram à clandestinidade, continuando a missão evangelizadora. Descoberto e preso, foi sujeito à tortura da fossa abjurou.

Ler mais....

«Vedrografias»: breve evocação do padre Joaquim Maria de Sousa

Há 30 anos, no dia 6 de Novembro de 1987, faleceu uma das figuras mais marcantes do século XX torriense, o padre Joaquim Maria de Sousa. O padre Joaquim, como era popularmente conhecido, merece há muito uma biografia aprofundada, não sendo o caso desta nossa breve evocação.
Ainda criança conheci o padre Joaquim, não tanto pelas suas funções religiosas, porque eu não era católico praticante, mas como meu professor na disciplina de Religião e Moral, durante anos, no Liceu de Torres Vedras.

Ler mais....

«Conversas da Memória»: esquecimentos

O esquecimento representa a dificuldade em recordar uma informação no momento adequado. Na maioria das vezes a informação é recordada pouco tempo depois e, na maior parte dos casos, a presença desse fenómeno não significa que exista doença. As causas são variadas, o próprio envelhecimento, o stress e a ansiedade podem contribuir para o seu aparecimento.

Ler mais....

Mais de 150 médicos urologistas de bigode pela saúde do homem

Mais de 150 médicas e médicos urologistas de praticamente todos os hospitais do país deixaram crescer o bigode ou usar um pin com um bigode durante este mês. Essa iniciativa tem o objetivo de alertar para as doenças do homem como o cancro da próstata, mas também o cancro do testículo ou do pénis, as várias disfunções sexuais masculinas e as depressões.

Ler mais....

Haja saúde: desobstruir as artérias

O acumular de placas de gordura nas artérias e o aumento da tensão arterial tem levado especialistas em saúde a aconselhar certos alimentos que ajudam a desobstruir as artérias para manter a saúde cardíaca e vascular.

Ler mais....

Haja saúde: as pedras nos rins

Os rins são os órgãos encarregados de eliminar, através da urina, substâncias que sobram e inclusive toxinas presentes no nosso organismo. Porém, a desidratação, infeções, obstruções ou algum transtorno nos rins podem fazer cristalizar minerais e proteínas da urina, formando o que vulgarmente conhecemos como pedras nos rins ou cálculos renais.

Ler mais....

Haja saúde: reduzir as varizes

As varizes são veias dilatadas que inflamam e que podem ser notadas facilmente por debaixo da pele, tornando-se um problema estético e também de saúde. Por vezes causam mesmo dores fortes. Há várias coisas que se pode fazer e que as reduzem e aliviam a dor. Por exemplo:

Ler mais....

Haja saúde: benefícios da batata-doce

A batata-doce tem uma excelente capacidade de fornecer energia devido aos seus carboidratos saudáveis, que não elevam em excesso o nível de açúcar no sangue. Além disso, quando consumida em pequenas quantidades, também pode ser usada em dietas de emagrecimento, pois ajuda a diminuir rapidamente a fome. Estes são alguns dos principais benefícios da batata-doce para a saúde:

Ler mais....

Haja saúde: combater o cancro

Está provado que os alimentos que consumimos podem provocar ou reduzir o risco de cancro. Sabe-se que o álcool e os enchidos favorecem esse tipo de doença. Por outro lado, os alimentos seguintes previnem-na.

Ler mais....

FacebookYoutubePicasa

Visitantes

mod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcounter
478
2569
14076
10
0
10

Acesso Assinantes

Assine o Badaladas