Bloco de apontamentos: tapar buracos

A Câmara de Torres Vedras aprovou esta semana, por unanimidade política, um plano de recuperação das rodovias municipais para os próximos três anos do atual mandato autárquico, de 2019 a 2021, no valor de três milhões de euros. Tapar buracos e repavimentar os muitos quilómetros, cerca de 1.200, de vias rodoviárias que o concelho tem é uma das carências mais prementes a fazer pela autarquia, pois é rara a semana em que não cheguem até nós queixas e relatos do mau piso das estradas torrienses.

Ler mais....

Descentralizar é beneficiar populações e territórios

A descentralização de competências é uma ambição antiga dos municípios portugueses e que, atrevo-me a dizer, está na própria génese do municipalismo português. Esta ambição, ao contrário da tendência da administração central, não se radica no desejo de obter o poder apenas pelo poder, mas porque os exemplos das pequenas descentralizações anteriores evidenciam que os municípios não só gerem os dinheiros públicos com mais eficiência e eficácia, e sobretudo também porque os autarcas têm uma perceção mais aguçada das necessidades das populações.

Ler mais....

Linha do Oeste: uma oportunidade perdida

Em 25 de maio de 1887 ocorreu o primeiro transporte de passageiros na novíssima Linha do Oeste, ligando Torres Vedras a Lisboa em cerca de 100 minutos. Para a época foi o desencadear de uma tremenda evolução, que permitiu aproximar a então vila de Torres Vedras à capital do país, encurtando em muitas horas o tempo de viagem. Com essa infra-estrutura a nossa região pôde crescer muito mais rapidamente, quer pelo próprio transporte de passageiros quer principalmente pelo canal que se abriu para escoar mercadorias.

Ler mais....

Recordando o 25 de Abril de 1974

Mais uma vez está a aproximar-se o ritual festivo do 25 de Abril de 1974, a que diferentes grupos emprestam interpretações surrealistas e imaginativas. A verdade é que na base do movimento levado a cabo pelos ditos capitães de Abril está apenas uma questão profissional e de classe. O que se disse e escreveu não passou de pura confabulação e ficção, pelos motivos a seguir apresentados:

Ler mais....

Ano de 1966 – Set/Dez: acorda Lamego!

Em finais de Setembro de 66 iniciava-se no Centro de Instrução de Operações Especiais (CIOE), com sede em Lamego, o último turno do ano desse curso de Operações Especiais, vulgarmente designado por Curso de Rangers. Naqueles tempos, em plena Guerra do Ultramar, nas três frentes (Angola, Guiné e Moçambique), todas as companhias operacionais contavam nos seus quadros com um alferes com essa especialidade e um sargento, que normalmente era um furriel.

Ler mais....

Bloco de apontamentos: bandeira da ética

A Física de Torres Vedras, associação já com quase 100 anos de existência (foi fundada em 1925), foi a primeira instituição desportiva do país a receber a Bandeira da Ética no Desporto. Galardão entregue ao atual presidente da sua direção, dr. Sérgio Galvão, na passada segunda-feira, dia 9, data do 93º aniversário da coletividade, durante a realização da 2ª gala Mens Sana in Corpore Sano (Mente Sã em Corpo São).

Ler mais....

Grande exemplo

Morreu no dia 14 de março último com 75 anos, data da morte de Einstein, o grande físico que nasceu no mesmo dia do aniversário de Galileu: Stephen Hawking. Aos 33 foi-lhe dito que só iria viver três anos. Mas ele era um lutador que dizia: "eu não tenho medo da morte, mas não tenho pressa de morrer".

Ler mais....

Programa de Estabilidade

O debate destes dias decorre à volta do Programa de Estabilidade que o Governo apresentou na Assembleia da República, o qual vai ser apreciado na próxima semana, com enorme importância para a vida de todos os portugueses.Da análise que fiz ao documento gostaria de realçar cinco pontos:

Ler mais....

Esclarecimento

Li numa última edição do jornal Badaladas uma notícia, bem ilustrada com duas fotografias, em que dizia o seguinte: “Um homem de 79 anos foi detido pela GNR de Santa Cruz, no passado dia 28 de março, por porte ilegal de armas de fogo e de munições de calibre de guerra”. Não é verdade. Fui efetivamente notificado, via CTT, para comparecer no dia seguinte no posto da GNR de Santa Cruz, o que efetivamente fiz. Mostraram-me uma ordem de busca à minha residêcia e respetiva viatura e “convidaram-me a acompanhar a respetiva brigada a minha casa”, o que aconteceu. 

Ler mais....

Agradecimento

A Associação de Educação Física e  Desportiva de Torres Vedras vem agradecer a todos os que  contribuíram para o sucesso da 2ª Gala da Física “Mens Sana in Corpore Sano”. A todas as entidades presentes, instituições, associações, imprensa, o nosso enorme agradecimento. 

Ler mais....

FacebookYoutubePicasa

Visitantes

mod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcounter
79
79
21331
10
0
10

Acesso Assinantes