Bloco de apontamentos: a inveja

A inveja, para além de ser um dos sete pecados capitais, em oposição à virtude da caridade, é uma característica muito portuguesa, notada a todos os níveis da sociedade, e surge cada vez mais cedo na vida do povo luso, logo desde os bancos do jardim-escola.

Ler mais....

Torres Vedras: vinhedos e pomares. Então e o mar?

Ao contrário do interior do nosso país, em que os proprietários de prédios rústicos (a seguir à nossa entrada na então CEE) receberam dinheiro a troco do seu abandono, uma política criminosa, configurando crimes continuados de administração danosa, no nosso concelho não se registou esse escândalo.

Ler mais....

Árvores, praças e jardins!

Tem decorrido nos meios torrienses, nomeadamente na imprensa escrita e redes sociais, uma espécie de “debate público” desencadeado pelo abate das árvores na praça Machado Santos, mais conhecida pela “Praça da Batata”. Não vou discutir as questões técnicas que levaram ao abate dos seis exemplares ali existentes, nem tão pouco os métodos utilizados na poda levada a cabo nessas e em outras espécies espalhadas pelo imenso território concelhio.

Ler mais....

Carnaval, uma folia que também é amor…

Todos os anos a nossa cidade é palco de uma das maiores – ou até mesmo da maior – festas que Portugal presencia, sendo o Carnaval de Torres bem mais do que apenas uma celebração. Tudo isto faz com que eu e muitos dos meus conterrâneos sintamos um enorme orgulho nos nossos corações. Apesar desta festa já remontar, nos seus primórdios, ao século XIII foi em 1912 que se comemorou pela primeira vez – e logo em grande – o Carnaval em Torres Vedras.

Ler mais....

Campeões do futsal

É realmente razão importante para darmos parabéns aos jovens vencedores pela raridade do que não costuma acontecer na nossa terra, um grupo cheio de qualidade com muito trabalho e que não foi selecionado por compadrio de qualquer origem. É que os sucessos de muitos concidadãos resulta de pertencerem ao mesmo "grupo" político, colegas da mesma sociedade, religião, família influente, grupo social, doutores sem curso…

Ler mais....

Bloco de apontamentos: experiência de deserto

Para os que crêem e acreditam, vamos atravessar agora 40 dias do calendário como um tempo para parar e pensar. Desde logo, parar o ritmo desenfreado da vida de excessos e do consumo e fazer silêncio para pensar e analisar como tem sido até aqui o sentido dado à nossa própria existência e qual o rumo que ela está a tomar.

Ler mais....

E que tal se voltássemos a debater o Carnaval de Torres?

Algumas ideias para continuar

Retomam-se aqui os textos publicados durante o Carnaval de 2017, desta vez como epílogo. Os torrienses trabalham há quase 100 anos no Carnaval. O Carnaval de Torres é uma construção que tem muito dos torrienses, moldou a sua vivência, tem enorme importância económica e é o seu maior património cultural, para além do valor económico que tem. Goste-se ou não de Carnaval.

Ler mais....

Uma nova etapa na vida política

No último fim-de-semana o país, político e não político, prestou atenção ao desenrolar do congresso do PSD. Esse facto mostra a relevância deste partido na democracia e na sociedade portuguesa. Indiscutivelmente, este congresso representou o início de uma nova etapa na vida política portuguesa.

Ler mais....

Praça Machado dos Santos

O Bloco de Esquerda (BE) de Torres Vedras, no Badaladas do dia 2 de fevereiro, indignou-se perante a remoção radical das árvores da Praça Machado dos Santos (Praça da Batata). Mas que texto é aquele?

Ler mais....

Subsídios à grande indústria

As grandes empresas industriais, como grandes consumidoras elétricas, são apoiadas por elevados subsídios pagos pelos restantes consumidores: pequenas e médias empresas industriais, comerciais e domésticas.

Ler mais....

Carnaval, inevitabilidades e “azares”

Senhor diretor, concordo plenamente com o seu “Bloco de apontamentos” publicado na edição do dia 9 de fevereiro deste jornal.Julgo oportuno trazer aqui duas opiniões de Carlos Miguel sobre este assunto, ambas publicadas no Fórum do site da Câmara Municipal de Torres Vedras, que a seguir transcrevo:

Ler mais....

FacebookYoutubePicasa

Visitantes

mod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcounter
124
6234
21829
8
0
8

Acesso Assinantes