Bloco de apontamentos: a jóia da coroa

Mais um ano, mais um verão escaldante e mais uma sequência de vários incêndios florestais registados a nível nacional. Com particular incidência e enfoque desta vez para a serra algarvia de Monchique. Quinze anos depois (2003 – 2018) voltam a arder hectares e hectares de floresta e mato naquela zona de Portugal, logo considerada a “jóia da coroa” do país em termos turísticos, pois muito se tem investido ali nessa área. Para vender esse mesmo cartão de visita, quer interna quer externamente.

Ler mais....

O Bloco de Esquerda e os buracos do queijo “gruyère”

Assistiu-se nos últimos dias de julho/18 a um fenómeno curioso. O Bloco de Esquerda (BE), por definição coeso, compacto e sólido, parece ter inesperadamente fermentado, originando buracos na sua estrutura, um pouco à semelhança do que sucede com os famosos queijos gruyère ou emmenthal (compactos mas com buracos). Parecendo estranho, é a realidade que vive o BE.

Ler mais....

Resposta ao senhor dr. Francisco Crespo

Ex.mo senhor doutor Francisco Crespo, sinto-me obrigada a esclarecer os leitores deste jornal sobre afirmações que fez no seu artigo de 27 de julho passado. Sou professora, 40 anos de serviço, quase 67 de idade, de momento à espera da reforma. Logo o jornal foi salientar algo que não é, de todo, verdade! Os professores estão a exigir o reconhecimento dos mais de nove anos de serviço que foram congelados para a progressão na carreira; nunca exigiram retroativos, tal como toda a comunicação social tem feito questão de “desinformar”.

Ler mais....

Bloco de apontamentos: todos iguais

O recente episódio protagonizado por Ricardo Robles, à altura vereador do Bloco de Esquerda na Câmara de Lisboa, em coligação com o Partido Socialista do presidente do município Fernando Medina, veio colocar de novo em causa a credibilidade dos nossos políticos.

Ler mais....

O LAGAR

Na penúltima edição do Badaladas o PSD de Torres Vedras manifestou-se sobre os votos contra ao apoio financeiro proposto à Cooperativa de Comunicação e Cultura para a realização do projeto LAGAR - Plataforma Criativa para a Cidade Europeia do Vinho 2018, levantando simultaneamente suspeitas sobre a gestão financeira da associação.Não foi surpresa.

Ler mais....

O valor da boa educação

A educação vai muito além do que se pode e deve aprender na escola. Em casa, a educação não se resume ao acompanhamento do desempenho escolar. Às famílias pede-se que eduquem através do exemplo, que não se deve resumir à forma com que se entregam ao seu emprego.

Ler mais....

Ainda o Largo de São Pedro…

“A inteligência é um conjunto que forma todas as características intelectuais de um indivíduo, ou seja, a faculdade de conhecer, compreender, raciocinar, pensar e interpretar. A inteligência é uma das principais distinções entre o ser humano e os outros animais.mO significado original deste termo faz referência a capacidade de escolha de um indivíduo entre as várias possibilidades ou opções que lhe são apresentadas.

Ler mais....

Momentos de dor e sofrimento

Ao longo da vida vamos sendo surpreendidos com momentos de dor e de sofrimento. Esses podem ser momentos em que nos deixamos purificar pelo Senhor, para que o fruto da nossa vida seja cada vez mais o amor, para que a nossa vida seja cada vez mais acolher a vida que vem de Cristo, a vida que é o Espírito Santo e que faz dar frutos do amor.

Ler mais....

A metáfora da rã

Se uma rã for colocada em água a ferver ela salta logo para fora da panela. Mas se for colocada em água fria e aquecida lentamente a rã não percebe perigo e será cozida até à morte.

Ler mais....

Imigração para a UE

Os líderes da União Europeia (UE) concluíram acordos para travar a emigração dos países de África e Ásia para os seus países. A UE está a tentar o impossível, tal como a ditadura de Salazar e Caetano tentou impedir os portugueses de saírem para os países mais ricos da então Comunidade Económica Europeia. Não foi a colocação de guardas na fronteira que impediu que as nossas aldeias do interior ficassem despovoadas.

Ler mais....

Um obrigado de coração

Há uns meses atrás, neste mesmo jornal, fiz um pedido de ajuda para o meu filho Luís Lourenço e esposa Ana Cruz, moradores em Runa.

Ler mais....

O estado da Nação

Venho solicitar a publicação de um esclarecimento de uma notícia sobre o estado da Nação de 27/07/22018, do senhor deputado na Assembleia da Republica (AR) dr. Duarte Pacheco. Lá é dito sobre o debate na AR que há escassez de médicos, enfermeiros, investimentos em hospitais adiados por falta de recursos financeiros.

Ler mais....

O trânsito de Torres visto por um torriense IV

Resido em Torres Vedras há 41 anos e compro sempre o vosso semanário e leio-o com muito interesse. Desta vez resolvi ter um "desabafo", razão pela qual estou a pedir-vos que o incluam no vosso jornal, na secção "Correio do leitor" caso seja possível. Envio também duas fotos para comprovar a razão da minha indignação.

Ler mais....

Lima Rodrigues (Ernestino)

Ao nosso Badaladas, caros amigos
Estou a escrever-vos porque sou torriense de gema, embora daí afastado há muitos anos. Estudei aí na antiga Escola Secundária Municipal e tive como professores os professores Mesquita, Costa, Magalhães e o senhor padre Joaquim, fundador deste nosso jornal. Convivi igualmente com o senhor padre Paixão e tive a honra de o levar a Óbidos, aquando da sua transferência para a paróquia local.

Ler mais....

FacebookYoutubePicasa

Visitantes

mod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcounter
1240
1880
25870
23

Acesso Assinantes