Receção às imagens e procissão no mar em Peniche

Inserido nas Festas de Nossa Senhora da Boa Viagem, em Peniche, os pescadores voltaram a sair com as suas embarcações do porto penichense, no passado dia 4, para fazerem a receção às imagens visitantes de Nossa Senhora da Nazaré, Nossa Senhora de Monserrate, de Ribamar da Lourinhã (na foto), e vinda da ilha da Berlenga a imagem de São João Baptista.

Ler mais....

Vaticano alerta para “efeitos negativos” nos destinos turísticos mais procurados

O Vaticano alertou para os “efeitos negativos” de um excesso de procura turística nos locais de destino, apelando à “sustentabilidade” do setor. “Não se deve subestimar a sustentabilidade turística, já que nalguns destinos turísticos de maior renome e mais procurados se sentem os efeitos negativos de um fenómeno que se opõe a um turismo saudável e justo, o chamado ‘sobreturismo’”, refere o cardeal Peter Turkson, prefeito do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral, na mensagem para o próximo Dia Mundial do Turismo (27 de setembro).

Ler mais....

Formação cristã para adultos do Patriarcado de Lisboa

O Instituto Diocesano da Formação Cristã do Patriarcado de Lisboa (IDFC-PL) está comprometido na formação da fé católica de adultos e de quantos têm interesse no conhecimento da identidade e missão cristãs, através de cursos de qualidade relevante para o desenvolvimento integral dos membros do Povo de Deus nos seus ambientes de vida e na missão que sejam co-responsabilizados pelas comunidades cristãs onde estejam inseridos.

Ler mais....

Dom José Tolentino foi ordenado bispo

O novo arquivista e bibliotecário da Santa Sé, Dom José Tolentino de Mendonça, foi ordenado bispo no passado sábado dia 28 de julho, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa. A celebração foi presidida pelo cardeal-patriarca Dom Manuel Clemente e teve como bispos co-ordenantes o cardeal Dom António Marto, bispo de Leiria-Fátima, e Dom Teodoro de Faria, bispo emérito do Funchal.

Ler mais....

Nomeações para o ano pastoral 2018/2019 no Oeste

O cardeal-patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente, procedeu no passado dia 16 às seguintes nomeações do clero diocesano para o ano pastoral 2018/2019 no que diz, particularmente, respeito à zona Oeste.

Ler mais....

Bispos portugueses prestam homenagem aos avós

A Comissão Episcopal do Laicado e da Família (CELF) quer valorizar a presença e o testemunho dos avós no quadro familiar, apresentando-os como o “altar da sabedoria”. “Esquecer os avós é fazer tábua rasa da memória da nossa própria história familiar, das virtudes e defeitos que nos correm no sangue”, assinalam os bispos numa mensagem enviada à agência Ecclesia por ocasião do dia dos avós, que se celebra a 26 de julho na memória litúrgica de São Joaquim e Santa Ana, pais da Maria.

Ler mais....

«Férias Apostólicas» regressam à Boavista-Olheiros

As Irmãs Servas de Nossa Senhora de Fátima vão promover, neste tempo de férias, um tempo diferente, um tempo de missão que se realizará entre os dias 28 deste mês a cinco de agosto na Boavista-Olheiros, nas periferias da cidade de Torres Vedras. Essa atividade destina-se a jovens, rapazes e raparigas com mais de 15 anos.

Ler mais....

Crónicas de um pároco: virou estrelinha!?

“Se são tantas as estrelas no céu, como é que eu sei qual é a minha avó?” – perguntava-me uma criança claramente angustiada. Não demorei muito para perceber o contexto desta estranha pergunta. É que os adultos usam frequentemente a metáfora da estrelinha no céu para explicar às crianças onde estão as pessoas que morreram.

Ler mais....

...a vista de um ponto!

O Evangelho de João que escutamos neste domingo apresenta-nos a comunidade dos judeus empenhados na murmuração, que se revolta e insurge contra o Senhor; aliás, experiência bem conhecida por Israel, no deserto, quando se insurgiu contra Deus. A murmuração é um dos principais empecilhos à ação do Espírito Santo, porque nos impede de ver para lá do que é óbvio e limitado; é uma espécie de rebelião interior, assente na insatisfação, na desconfiança, uma infeção que se alastra dentro de nós contra as pessoas e contra Deus, neste caso contra Jesus.

Ler mais....

«Reze pelos sacerdotes», é o convite da Rede Mundial de Oração do Papa

A Rede Mundial de Oração do Papa (RMOP) em Portugal vai promover a campanha «Reze pelos sacerdotes» entre os dias 6 e 13 deste mês, de acordo com a vontade do papa. “Para que os sacerdotes que vivem o seu trabalho pastoral com dificuldade e na solidão se sintam ajudados e confortados pela amizade com o Senhor e com os irmãos”, é a intenção de oração de Francisco para este mês.

Ler mais....

Missa das Famílias na igreja da Graça em cada domingo

Desde há três semanas a esta parte que a Eucaristia das 19 horas (que passará entretanto para as 21 horas durante os meses de verão de julho e agosto) na igreja de Nossa Senhora da Graça, em Torres Vedras, passou a ser animada liturgicamente pelas famílias.

Ler mais....

Peregrinação mensal de Torres Vedras a Fátima

As paróquias de Torres Vedras passam a organizar, todos os primeiros sábados de cada mês, uma peregrinação ao Santuário de Fátima. As inscrições podem ser feitas no Cartório Paroquial, na livraria Gráfica Torriana ou na agência de viagens Inalva. O autocarro sairá sempre junto do Tribunal às 8 horas da manhã e regressará pelas 19.

Ler mais....

FacebookYoutubePicasa

Visitantes

mod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcounter
1242
1880
25872
24

Acesso Assinantes