Reencontro emotivo de antigos alunos e professores do Externato de Penafirme

Quatro anos depois do último grande encontro, seminaristas da década de 60 e 70, alunos, professores e funcionários do externato de Penafirme entre os anos 75 a 89, voltaram a confraternizar à mesma mesa.

O encontro aconteceu no passado dia 16 e ficará certamente na memória de todos. “A nossa época foi muito particular. As gerações mais novas, dos anos 90 em diante,  estão num contexto já envolto de muitas tecnologias. Nós não tivemos isso. Foram 30 anos de muita simplicidade, que nunca esqueceremos”, recorda Geneviève Cunha, uma das organizadoras do jantar-convívio. Foi também Geneviève Cunha, ou Geni, como é mais conhecida por todos, quem criou nas redes sociais o grupo de antigos alunos do externato, em 2011, que está na génese dos convívios.

Ligados pela rede, antigos alunos e professores reativaram amizades, num grupo que foi crescendo “como uma bola de neve”, recorda Geni. São aos dias de hoje cerca de 1400 membros, entre antigos seminaristas, alunos e professores, que se reencontraram online, partilham memórias e quase duas mil fotografias de “tempos fantásticos”. Imagens que permaneceriam desconhecidas da maioria “para sempre no fundo de uma gaveta, sem mais ninguém as ver, se não fosse o grupo de memórias do facebook”, sublinha Geneviève Cunha.

Cerca de 243 pessoas, vindas de todo o país e até emigrantes que estão de férias em Portugal por estes dias, participaram no encontro, que decorreu no restaurante O Braga, no Vimeiro, o mesmo onde se reencontraram em presença pela primeira vez em 2012. Para todos, o momento mais significativo foi quando José António Gomes, o director nos anos 80, voltou a vestir a sua grande capa recordando a sua presença singular nesses tempos. Foi um momento de uma simbologia enorme quando ele fez isto”, garante Geni, emocionada.

Ler mais....

Quatro praias ainda sem vigilância em Torres Vedras

A época balnear abriu oficialmente em Torres Vedras, mas com dificuldades na colocação de nadadores-salvadores em todas as concessões. No concelho português com mais praias sem poluição, ainda não há vigilância nas praias de Santa Rita norte e sul, Porto Novo e Foz.

Ler mais....

Dois Portos recebeu recriação histórica da primeira feira de Torres Vedras

Foram certamente mais de 500 as pessoas que no passado dia 16 passaram pela Feira do Casal S. Pedro, em Dois Portos, uma recriação história daquela que é considerada a primeira feira de Torres Vedras e que está na génese da Feira de São Pedro.

Ler mais....

Reencontro emotivo de antigos alunos e professores do Externato de Penafirme

Quatro anos depois do último grande encontro, seminaristas da década de 60 e 70, alunos, professores e funcionários do externato de Penafirme entre os anos 75 a 89, voltaram a confraternizar à mesma mesa.

Ler mais....

Sogro mata genro no Furadouro

No Furadouro um homem de 88 anos matou a tiro de caçadeira o genro na noite desta sexta-feira, 6 de julho. A vítima teve morte imediata. De acordo com o Correio da Manhã, o homicida, que usou uma caçadeira para cometer o crime, foi detido pela GNR no local. Investigadores da Polícia Judiciária foram chamdos ao local. Desconhecem-se os motivos do crime.

(FOTO: Correio da Manhã)

Ler mais....

Incêndio nas Palhagueiras envolveu nove viaturas e um meio aéreo

Deflagrou na tarde deste domingo, 8 de julho, na zona das Palhagueiras, um incêndio florestal que envolveu nove viaturas e 27 bombeiros da corporação de Torres Vedras, apoiados no combate às chamas por um helicóptero. O alerta foi dado às 15h50 e uma hora depois já estava dado como "em resolução" pela Autoridade Nacional de Proteção Civil.

(FOTO: Joaquim Ribeiro)

Ler mais....

GNR demantela rede de tráfico de droga em Torres Vedras

O Comando Territorial de Lisboa, através do Núcleo de Investigação Criminal de Torres Vedras, deteve quatro pessoas por tráfico de estupefacientes.

Ler mais....

Incêndio na Feira de São Pedro

Na última quarta-feira, 4 de julho, foi registada uma ocorrência de incêndio na zona de restaurantes da Feira de São Pedro. Os bombeiros de Torres Vedras deslocaram para o local seis viaturas e 20 homens. O alerta foi dado às 21h42 e às 23h estava já dado como resolvido.

(FOTO: Eunice Francisco)

Ler mais....

FacebookYoutubePicasa

Visitantes

mod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcounter
1927
3434
39208
31

Acesso Assinantes