Dois Portos recebeu recriação histórica da primeira feira de Torres Vedras

Foram certamente mais de 500 as pessoas que no passado dia 16 passaram pela Feira do Casal S. Pedro, em Dois Portos, uma recriação história daquela que é considerada a primeira feira de Torres Vedras e que está na génese da Feira de São Pedro.

Organizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras e pela União das Freguesias de Dois Portos e Runa, este evento medieval evocou os 725 anos da Feira de S. Pedro. Foi a 20 de março de 1293 que el-rei D. Dinis, O Lavrador, concedeu a Torres Vedras a sua primeira “Carta de Feira”, um documento de vital importância estratégica para o desenvolvimento económico e social da época.

Diversas entidades, grupos e associações da freguesia aceitaram o desafio de trajar a rigor e viajaram até à época medieval, dando vida e cor a uma festa que agradou à população e até baniu os copos de plástico. A iniciativa partiu da União das Freguesias, que “mandou fazer 400 canecas de barro e ofereceu às coletividades”, conta João Tomaz, presidente da autarquia local, também ele trajado a rigor.

A comunidade mobilizou-se numa decoração fidedigna à época e foi da casa de cada um que saíram os vários acessórios que permitiram montar um cenário medieval ao vivo, no largo da igreja, e que transportou os participantes para a atmosfera da época. O S. Pedro também deve ter ficado agradado com o evento, porque brindou a todos com o regresso do sol e do calor.

Petiscos, vinho, artesanato e doçaria da região estiveram presentes em muitas das bancas apresentadas pelos grupos participantes. Momentos de recriação histórica, bailias e muita animação de rua fizeram parte do programa da feira, que teve início pela manhã com a celebração de uma Missa em homenagem a São Pedro, seguida da bênção dos animais.

Durante o certame, foi feita a leitura encenada da atribuição da primeira Carta de Feira Anual a Torres Vedras, datada de 20 de março de 1293, a cargo dos alunos do Centro Educativo de Dois Portos, e também da Carta de transferência da Feira para Torres Vedras, escrita por D. Manuel a 16 de agosto de 1521, desta vez pelos alunos da Escola Profissional Agrícola Fernando Barro Leal.

A feira terminou com um concerto e um baile medieval e com votos de que a iniciativa, que fez sorrir tanta gente, volte a repetir-se para o próximo ano.

Ler mais....

Quatro praias ainda sem vigilância em Torres Vedras

A época balnear abriu oficialmente em Torres Vedras, mas com dificuldades na colocação de nadadores-salvadores em todas as concessões. No concelho português com mais praias sem poluição, ainda não há vigilância nas praias de Santa Rita norte e sul, Porto Novo e Foz.

Ler mais....

Dois Portos recebeu recriação histórica da primeira feira de Torres Vedras

Foram certamente mais de 500 as pessoas que no passado dia 16 passaram pela Feira do Casal S. Pedro, em Dois Portos, uma recriação história daquela que é considerada a primeira feira de Torres Vedras e que está na génese da Feira de São Pedro.

Ler mais....

Reencontro emotivo de antigos alunos e professores do Externato de Penafirme

Quatro anos depois do último grande encontro, seminaristas da década de 60 e 70, alunos, professores e funcionários do externato de Penafirme entre os anos 75 a 89, voltaram a confraternizar à mesma mesa.

Ler mais....

Sogro mata genro no Furadouro

No Furadouro um homem de 88 anos matou a tiro de caçadeira o genro na noite desta sexta-feira, 6 de julho. A vítima teve morte imediata. De acordo com o Correio da Manhã, o homicida, que usou uma caçadeira para cometer o crime, foi detido pela GNR no local. Investigadores da Polícia Judiciária foram chamdos ao local. Desconhecem-se os motivos do crime.

(FOTO: Correio da Manhã)

Ler mais....

Incêndio nas Palhagueiras envolveu nove viaturas e um meio aéreo

Deflagrou na tarde deste domingo, 8 de julho, na zona das Palhagueiras, um incêndio florestal que envolveu nove viaturas e 27 bombeiros da corporação de Torres Vedras, apoiados no combate às chamas por um helicóptero. O alerta foi dado às 15h50 e uma hora depois já estava dado como "em resolução" pela Autoridade Nacional de Proteção Civil.

(FOTO: Joaquim Ribeiro)

Ler mais....

GNR demantela rede de tráfico de droga em Torres Vedras

O Comando Territorial de Lisboa, através do Núcleo de Investigação Criminal de Torres Vedras, deteve quatro pessoas por tráfico de estupefacientes.

Ler mais....

Incêndio na Feira de São Pedro

Na última quarta-feira, 4 de julho, foi registada uma ocorrência de incêndio na zona de restaurantes da Feira de São Pedro. Os bombeiros de Torres Vedras deslocaram para o local seis viaturas e 20 homens. O alerta foi dado às 21h42 e às 23h estava já dado como resolvido.

(FOTO: Eunice Francisco)

Ler mais....

FacebookYoutubePicasa

Visitantes

mod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcounter
1928
3434
39209
28

Acesso Assinantes